A posse oficial do prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, aconteceu após as 17 horas do dia 1º de janeiro, mas poucas horas após a cerimônia, o Jornal Oficia do Município já estampava a publicação de 49 decreto assinados pelo novo gestor.
Desses, 21 foram de nomeação de membros de sua equipe de governo. Mas também foram publicados decretos polêmicos, como a suspensão temporária dos pagamentos de despesas do exercício de 2024 e anteriores.
Tudo isso sem contar com medidas como a redução de despesas com cargos ou funções de provimento em comissão e o que veda a realização de horas extra.
Teve ainda o decreto que veda a admissão e a contratação de pessoal na Administração Direta e Indireta e correlatas, dispõe sobre o recadastramento dos servidores públicos, ativos e inativos, e dos pensionistas e sobre a vedação do nepotismo nos órgãos e entidades municipais.
O primeiro jornal oficial do governo Valderico Júnior foi publicado exatamente às 21h55min do dia 1° de janeiro, contando com 120 páginas e promete muitas reações por parte dos vereadores e dos grupos aliados.