O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou os dados das eleições de 2024 em Ilhéus, sul da Bahia, depois que os votos dos partidos PMB e PODEMOS foram anulados. A decisão do juiz Gustavo Henrique Almeida Lyra, da 25ª Zona Eleitoral, resultou na cassação dos mandatos dos vereadores Neto da Saúde (PMB) e Odailson Aranha (PODEMOS) por fraudes nas cotas de gênero.
Com a recontagem dos votos, além de Neto e Odailson, o vereador Nerival (PSD) também perdeu o mandato. O TSE já listou o nome confirmado do novos vereadores: Fabricio Nascimento (Avante), Lau Sabino (PDT) e Claudio Magalhães (PCdoB).
O caso ganhou destaque nacional após denúncias sobre irregularidades nas cotas de gênero feitas pelo Programa Super Blogs e pelo Blog Agravo. As investigações mostraram que PMB e PODEMOS usaram candidaturas falsas para driblar a lei, movimentando uma discussões entre advogados e políticos sobre a fiscalização dessas regras.
Essa decisão destaca a importância da transparência e do cumprimento das normas eleitorais, principalmente nas políticas de inclusão de mulheres, que buscam garantir mais representatividade nas câmaras. A política de igualdade entre gêneros precisa ser cumprida e cobrada em Ilhéus!