Pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje (27) mostra que 37% dos entrevistados avaliam negativamente o governo Lula. Este é o percentual mais alto desde o início do levantamento, que começou em fevereiro de 2023.
O que aconteceu
37% dos entrevistados avaliaram negativamente o governo Lula, enquanto 31% avaliaram positivamente. Houve aumento na avaliação negativa em relação à rodada anterior, divulgada em dezembro, que ficou em 31%. Já a avaliação positiva da presidência caiu de 33% para 31%. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos.
- 28% dos entrevistados avaliaram o governo como regular, ante 34% da pesquisa anterior. Os que não sabiam ou não responderam aumentou de 2% para 4%.
- Avaliação negativa do governo cresceu entre o público feminino, saindo de 27% para 36% nesta pesquisa. Já a avaliação positiva dentro do grupo variou dentro da margem de erro, ficando em 33%, ante os 34% anteriores. A avaliação regular da gestão entre as mulheres caiu nove pontos percentuais —de 36% em dezembro para 27% em janeiro.
- A desaprovação do trabalho que Lula está fazendo cresceu de 47% para 49%. Já a aprovação caiu cinco pontos percentuais, de 52% em dezembro para 47% em janeiro. 4% afirmou não saber ou não responderam —ante 2% da pesquisa anterior.
A Genial/Quaest ouviu 4.500 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 23 e 26 de janeiro. O índice de confiança é de 95%. O levantamento foi feito pessoalmente, em 250 municípios, nas cinco regiões do Brasil, a partir da aplicação de questionários estruturados. A margem de erro é de um ponto percentual.
Polêmica envolvendo o Pix
A pesquisa também avaliou a repercussão das notícias falsas sobre a tributação e pagamento de taxas em operações com o Pix. O governo Lula acabou recuando e revogando a instrução normativa da Receita Federal que obrigava as instituições financeiras a informar movimentações, inclusive pelo Pix, acima de R$ 5.000 para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas.
FONTE: Uol